23.08.2017

STJ equipara união estável e casamento em casos de herança

Aplicando um entendimento já firmado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), a Quarta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu nesta terça-feira (22) que a união estável e o casamento civil são equiparados em casos herança.
A turma do STJ julgou caso de um homem que morreu enquanto mantinha uma união estável e tinha um filho adotivo.

O sobrinhos e os irmãos deste homem, porém, entraram na Justiça para tentar anular a adoção. Eles queriam, ainda, a aplicação de um artigo do Código Civil segundo o qual deveria ficar 1/3 da herança com a companheira e 1/3 com os irmãos e o sobrinho.

Mas o STJ considerou que o Supremo entendeu que esse artigo é inconstitucional porque faz distinção entre casamento e união estável.

Em razão disso, o STJ aplicou outro artigo do Código Civil, segundo o qual 50% da herança fica para o cônjuge e 50% para os filhos.

Para a Quarta Turma do STJ, os irmãos e o sobrinho não poderiam nem ter questionado a adoção do filho porque não são parte legítima de um processo para isso.

Fonte: G1.

https://leodebone.jusbrasil.com.br/noticias/491140573/stj-equipara-uniao-estavel-e-casamento-em-casos-de-heranca?utm_campaign=newsletter-daily_20170823_5870&utm_medium=email&utm_source=newsletter

Compartilhe essa notícia:

Notícias semelhantes

  • 31.07.2015

    Conheça o nosso novo site!

    Buscando atender cada vez melhor nossos clientes, apresentamos nosso novo site. Além da revisão visual do site, a estrutura foi adaptada para a navegação em dispositivos móveis (celulares e tablets) e todo o conteúdo foi atualizado, desde o texto institucional, até as áreas de prática do escritório. O desenvolvimento do…

    Continue lendo